Portal do Governo Brasileiro

Práticas de produção de texto

Curso Práticas de Produção de Texto

O curso on-line Práticas de Produção de Texto é uma reedição do curso Ativando a Linguagem: Português Através de Módulos, do professor Eurico Back. Originalmente elaborado em modalidade a distância para docentes de 1a a 4a série do 1º grau do estado do Paraná, o curso alcançou considerável sucesso nas escolas. A proposta, então, foi atualizada para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e integra, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa Tempo de Aprender.

Nas atividades envolvidas, adota-se o princípio da dificuldade mínima e crescente, a fim de que a produção escrita alcance o mesmo automatismo da fala. Por meio de frases contextualizadas, aprende-se, de forma natural, a utilizar sinais de pontuação, conjugar verbos, empregar corretamente a concordância, a regência, as conjunções e as locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação de textos.

O curso é gratuito e disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores. Pode ser feito a qualquer tempo, e não há prazo para ser finalizado.

Clique aqui para acessar o curso de Práticas de Produção de Texto

 

Baixe os 12 módulos em formato e-book: