Portal do Governo Brasileiro

Curso ABC: professores aplicam conteúdo em sala de aula

Alunos da versão on-line já usam no dia a dia técnicas aprendidas durante o curso

 

Abélia MachadoProfessores que concluíram o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) já aplicam em sala de aula os conhecimentos adquiridos na capacitação. Para Abélia Costa Machado, professora das redes estadual e municipal de Medina (MG), as instruções recebidas no curso são muito úteis para sua vida profissional. Elas “ampliaram, ainda mais, meu olhar para as dificuldades apresentadas por algumas crianças e deram apoio para realizar intervenção pedagógica de forma segura”, afirma.

Graduada em Pedagogia e Educação Especial, Abélia trabalha como professora do primeiro ano do ensino fundamental. Ao reproduzir as estratégias e recursos aprendidos no curso tem “obtido avanços significativos” com sua turma e isso “é muito prazeroso”, garante. Para ela, a capacitação demonstra o compromisso da CAPES com a educação de qualidade: “no meu entendimento, proporcionar o aperfeiçoamento profissional é valorizar o professor e acreditar no seu potencial de inovar práticas e mudar realidades”.

foto 2 92a4ba75 937d 4962 a147 ef9e10f0ee5aAdelson Agripino dos Santos, de São Paulo capital, também concluiu o curso on-line. Formado em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Pedagogia para o Ensino Superior, ele considera excelente o conteúdo apresentado na formação e utilizará a parte pedagógica no desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. “A CAPES tem um papel muito importante no desenvolvimento dos conhecimentos que nós, professores, precisamos para fazer um bom trabalho em sala de aula”, avalia.

Adelson dos Santos
Curso ABC


Em continuidade às ações desenvolvidas com o Projeto ABC, a CAPES e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançaram o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal. Serão oferecidas cem vagas para que professores da alfabetização, em exercício nas redes públicas de educação básica, façam o curso de aperfeiçoamento em Portugal.


O edital complementa outras iniciativas apoiadas pela CAPES com o Projeto ABC: o curso on-line – que conta com 245 mil inscritos – e a publicação dos Manuais ABC e ABC na Prática, disponíveis, gratuitamente, no site do MEC. A ação faz parte da parceria entre a CAPES e a Sealf no âmbito do programa "Tempo de Aprender" Eixo I - Formação continuada de profissionais da alfabetização. Além disso, conta com a cooperação de duas instituições portuguesas: Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto.


Legenda das imagens:

Imagem 1: Abélia Machado é efetiva das redes estadual e municipal de Medina/MG (Foto: Arquivo pessoal)
Banner e imagem 2: Abélia atualmente trabalha como professora-regente do primeiro ano do Ensino Fundamental (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3: Adelson dos Santos é formado em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Pedagogia para o Ensino Superior (Foto: Arquivo pessoal)

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES