Portal do Governo Brasileiro

MEC lança edital para formação de professores em Portugal

Edital publicado no DOU foi lançado nesta quarta-feira (23), com transmissão pelo canal da Capes no YouTube

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (23), às 14h, o Edital do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal. A ação faz parte do Projeto Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, em parceria com a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). O evento foi transmitido pelo canal da Capes no YouTube.

O curso, destinado a profissionais de educação que atuam na área de alfabetização, terá a duração de seis semanas, com carga horária de 240 horas, e será realizado durante o período de novembro a dezembro de 2022, na cidade do Porto, em Portugal.

Serão disponibilizadas até 100 vagas para os professores, sendo duas delas reservadas para cada Unidade da Federação (UF), e 46 vagas abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. A seleção se dará em duas etapas: análise técnica e análise de mérito. Um dos requisitos para participar é ter finalizado o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência, disponível na plataforma Avamec.

Durante o lançamento, o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, destacou a alegria de anunciar o Edital, reforçando o compromisso da Sealf, juntamente com a Capes, de enviar profissionais de alfabetização para intercâmbio na cidade de Porto. “E nossa alegria ainda é maior pelo número expressivo de profissionais que estão se beneficiando com o curso ABC”, comemorou.

Para conferir o Edital com todas as informações sobre a seleção, vagas por estado, critérios e  requisitos para se inscrever no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal, acesse aqui

 

 

Sobre o ABC

 

O ABC integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender, lançado em fevereiro de 2020. É, atualmente, um curso online, com 245.277 inscritos e 17.201 pessoas certificadas.

O conteúdo teórico da capacitação foi elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), sob a coordenação do Professor Doutor Rui Alves e da Professora Doutora Isabel Leite. Já o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) do Instituto Politécnico do Porto ficou responsável pela sistematização dos programas práticos de intervenção, sob a coordenação da Professora Doutora Ana Sucena.

A Universidade Aberta de Portugal (UAb) organizou a modalidade online do ABC, recebendo como incumbência gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil. “Essa versão a distância aumenta, de forma significativa, o alcance deste curso, tornando-o uma atividade permanente e gratuita, prioritariamente para os professores brasileiros.”, destaca Nadalim, que é também coordenador-geral do curso ABC.

“A iniciativa de ofertar aos professores brasileiros, de forma gratuita e com certificação oficial, um curso de alta qualidade e com padrão internacional é mais um exemplo do compromisso do Governo Federal com a valorização dos profissionais da área da educação, responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino no Brasil.”, ressalta o secretário.

Ele disse ainda, durante o lançamento, que o ABC é o curso mais acessado na plataforma Avamec, com mais de 8 milhões de acesso.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf