Portal do Governo Brasileiro

Parceria CAPES e MEC libera Manuais ABC

Os produtos, que reúnem parte do conteúdo do Curso ABC, são oferecidos gratuitamente no site do Ministério da Educação

 

29 de abril de 2021

 

imagem abc 2

 

Parte do conteúdo do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) já pode ser acessado no site do Ministério da Educação (MEC), gratuitamente. Os manuais foram lançados na cerimônia virtual ‘ABC da Teoria à Prática’ que aconteceu nessa quarta-feira, 28, e reuniu autoridades brasileiras e portuguesas.

Dividido em dois produtos, ‘Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC’ e ‘ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura’ o curso, elaborado pelas instituições portuguesas Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto apresenta informações teóricas sobre alfabetização, com embasamento científico, e traz programas de intervenção para realidade prática em sala de aula.

Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso ABC, considera os dois manuais “pilares da capacitação”. Ele explicou que, em função da COVID-19, a equipe quis apresentar aos professores estes “riquíssimos materiais, para mitigar os impactos da pandemia sobre a aprendizagem dos alunos da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental”.

Segundo Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica do MEC, ao migrar para a modalidade EaD, o projeto ganhou um alcance inimaginável pela equipe que, inicialmente, havia pensado em trabalhar com multiplicadores. Carlos Lenuzza, diretor de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da CAPES, lembrou que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) está dentro da Fundação e “hoje é uma das maiores universidades de educação a distância do mundo”.

Ainda durante a cerimônia, Victor Godoy, secretário-executivo do MEC, comemorou a oportunidade de, no Dia Mundial da Educação, lançar mais uma iniciativa no âmbito das políticas públicas de alfabetização das crianças.

 

Dados

O Curso ABC já tem 173 mil inscritos e está em segundo lugar no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), com mais de três milhões de acessos. Carlos Nadalim lembrou que o sucesso da capacitação não é apenas quantitativo, mas, sobretudo, qualitativo. O secretário ressaltou o contentamento demonstrado pelos próprios cursistas na avaliação do primeiro módulo. Ali destacam-se os elogios à qualidade dos materiais, ao desenvolvimento dos temas, aos vídeos e aos conteúdos.

Curso ABC

Parte do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores-Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender, a formação oferece uma carga de 180 horas a professores-alfabetizadores e estudantes de licenciatura.

A capacitação é resultado da cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Confira a íntegra dos Manuais ABC.

 

 

Assessoria de Comunicação Social  do MEC com informações da CAPES