Portal do Governo Brasileiro

Curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)

O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência é fruto de uma parceria internacional com renomadas instituições portuguesas. No Brasil, participam o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com apoio da Universidade Aberta de Portugal (Uab), o curso foi desenvolvido para autoinstrução e possui carga horária de 180 horas. São disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.

Os conteúdos integram conhecimentos teóricos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura e da escrita. O componente teórico, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é composto por 23 capítulos.

O componente prático do curso foi desenvolvido pela equipe do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto. Trata-se, por um lado, dos programas de intervenção para crianças falantes do português, com atividades para alunos de 5 e 6 anos de idade, sequencialmente estruturadas e adaptadas ao português do Brasil; e, por outro lado, do teste de avaliação de competências leitoras.

O curso é gratuito e disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores.

Clique aqui para acessar o curso ABC

 

ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura (Arquivo disponível com materiais de apoio para a execução das atividades).