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Próximos passos após adesão (Coordenadores Locais)

Próximos Passos para os Coordenadores Locais Após Adesão

 

1- Auxiliar as UEx (Unidades Executoras) no preenchimento do Plano de Atendimento.

2 - Garantir a certificação de todos os professores nos cursos do programa. Professores alfabetizadores e interessados em participar do PDDE Alfabetização como assistentes de alfabetização devem obter a certificação no curso on-line Práticas de Alfabetização, do programa Tempo de Aprender. O curso proporcionará a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliarão a desenvolver, com êxito, o processo de alfabetização.

3 - Garantir a certificação de todos os gestores na Certificação Avançada para Gestores Educacionais da Alfabetização.

4 - Incentivar o uso do GraphoGame Brasil, ferramenta utilizada com sucesso na preparação para a alfabetização e no processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade. Evidências científicas mostram que o aplicativo é ainda mais eficaz quando integrado a atividades de sala de aula, como as de literacia indicadas nos cursos do programa Tempo de Aprender, ou quando um adulto interage com a criança e a supervisiona. Por isso, é muito importante a participação de professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais.

5 - Sanar qualquer pendência no FNDE, para que as UEx estejam aptas a receber do PDDE Alfabetização. As UEx e as Entidades Executoras (EEx) precisam, ainda, estar adimplentes com a prestação de contas de exercícios anteriores, pois omissões ou atrasos na prestação de contas dos recursos do PDDE, além do não cumprimento das normas legais, é impeditivo do repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola. É também importante atualizar já o cadastro no sistema PDDEWeb. O prazo final para atualização é o último dia útil de outubro de cada ano, de acordo com a Resolução CD/FNDE no 6, de 27 de fevereiro de 2018.

6 - Estar atento ao Calendário de Execução do programa.

7 - Participar de todos os fóruns de coordenadores do programa.

8 - Conhecer o disposto nos normativos do Tempo de Aprender e nas possíveis atualizações.

9 - Manter a Secretaria de Alfabetização (Sealf) informada sobre a implementação das ações do programa em sua rede de ensino.

10 - Ficar atento ao disposto no manual de boas práticas do programa. Em breve, o Coordenador Local terá o próprio painel de controle, para acompanhar o progresso das ações em sua rede de ensino.