Portal do Governo Brasileiro

Próximos passos após adesão (Secretário)

Próximos Passos para os Secretários de Educação Após Adesão

1- Auxiliar as Unidades Executoras (UEx) no preenchimento do Plano de Atendimento.

2 - Estimular os coordenadores locais para participação nos fóruns nacionais de coordenadores do programa. Os fóruns terão a finalidade de promover o diálogo entre os coordenadores locais, oportunidade de aprofundar as informações e sanar dúvidas sobre diferentes assuntos ligados à implementação do PDDE Alfabetização, sobre os repasses de bolsas aos articuladores do programa e sobre demais ações de assistência técnica.

3 - Iniciar, já, certificação de todos os professores nos cursos do programa Tempo de Aprender. Professores alfabetizadores e interessados em participar do PDDE Alfabetização como assistentes de alfabetização devem obter a certificação no curso on-line Práticas de Alfabetização. O curso proporcionará a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliarão a desenvolver, com êxito, o processo de alfabetização.

4 - Incentivar o uso do GraphoGame Brasil, ferramenta utilizada com sucesso na preparação para a alfabetização e no processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade. Evidências científicas mostram que o aplicativo é ainda mais eficaz quando integrado a atividades de sala de aula, como as de literacia indicadas nos cursos do programa Tempo de Aprender, ou quando um adulto interage com a criança e a supervisiona. Por isso, é muito importante a participação de professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais.