O Programa é uma das principais ações desenvolvidas no âmbito da Política Nacional de Alfabetização
A Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC), apresentou, nesta sexta-feira (23), os resultados de um estudo que avaliou o impacto do Programa Tempo de Aprender. O evento, que foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube, contou com a presença do secretário executivo do MEC, José Barreto Junior, Secretário de Alfabetização, Fábio Gomes e professor Carlos Nadalim, além da diretora executiva do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Lina Katia Mesquita e Luiz Vicente Ribeiro juntamente com César Soares ambos do grupo técnico da CAEd/UFJF, que participaram de forma virtual.
Na oportunidade, foi divulgada a primeira versão do Relatório da Avaliação de Impacto do Programa Tempo de Aprender, cujo estudo demonstrou resultados positivos para leitura, escrita e fluência em leitura oral. O estudo envolveu a aplicação de avaliações de fluência, de escrita e de leitura em uma amostra representativa das escolas que participam do Programa Tempo de Aprender. Aderiram ao Programa, 21 estados e o Distrito Federal, além de 5.160 municípios de todo o Brasil.
De acordo com o relatório, em pouco tempo de intervenção pedagógica, as crianças participantes do programa Tempo de Aprender tiveram resultados relevantes. Entre eles, destaca-se o obtido na fluência em leitura, em que estudantes, de escolas vulneráveis, do 2º ano que passaram pela intervenção do Tempo de Aprender obtiveram 22% a mais de chances de ser leitor iniciante ou fluente se comparado aos que não participaram da iniciativa. Assim como os alunos do 2º ano de escolas não-vulneráveis, que apresentaram 27% a mais de chances de ser leitor iniciante ou fluente comparado com aqueles que não foram apresentados ao projeto.
Para a diretora executiva do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Lina Katia Mesquita, o efeito desse programa traz indicativos promissores para o ciclo de alfabetização básica. “O programa Tempo de Aprender, teve como objetivo melhorar a qualidade da alfabetização, em todas as escolas públicas brasileiras, e nessa dimensão ele foi alicerçado em 4 pilares que se articularam entre si, e foi principalmente um apoio pedagógico para a alfabetização.”, destacou Mesquita.
O Tempo de Aprender envolveu, entre outras ações, a formação de professores, o fornecimento de recursos pedagógicos baseados em evidências, como o aplicativo GraphoGame e o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização, e a disponibilização de avaliações calibradas para língua portuguesa, matemática e fluência em leitura.
Para mais inormações sobre o relatório completo acesse a biblioteca do programa Tempo de Aprender.
Programa Tempo de Aprender
O Programa Tempo de Aprender, instituído no início de 2020 e principal fruto da Política Nacional de Alfabetização (PNA), é totalmente baseado em evidências científicas e em práticas exitosas. Por essa razão, desde sua concepção, a iniciativa já previa ação específica para avaliação de seu impacto.
Em 2022, o MEC firmou uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que conduziu um rigoroso estudo para avaliar os resultados da implementação do Programa nas redes. O Caed/UFJF é referência em avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar.
Assessoria de Comunicação do MEC