Portal do Governo Brasileiro

MEC disponibiliza guia Família-Escola para capacitar educadores e gestores

Pensando na relevância do papel da família para o desenvolvimento das crianças de todo o Brasil, o Ministério da Educação, por meio da Secretária de Alfabetização, disponibilizou o guia "Parceria Família-Escola: benefícios, desafios e proposta de ação"

 

Dia da Família é comemorado anualmente em 8 de dezembro, no Brasil. A data tem como objetivo homenagear a família, bem como lembrar da sua importância. Pensando na relevância do papel da família para o desenvolvimento das crianças de todo o Brasil, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização, disponibilizou o guia "Parceria Família-Escola: benefícios, desafios e proposta de ação". Destinado a educadores, gestores e comunidade escolar o material visa consolidar a parceria família-escola, por meios práticos com o objetivo de beneficiar crianças e jovens tanto no âmbito acadêmico como no socioemocional, por meio de modelos de engajamento já consolidados no contexto norte-americano e em outros países.

Disponibilizado no âmbito do Eixo 2 do Programa Tempo de Aprender,   que tem como tema o apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização, o guia apresenta conceitos fundamentais para que se discuta o assunto com a profundidade necessária, definindo o que representa essa parceria e os frutos desse esforço conjunto. O material também leva em consideração os desafios reais enfrentados nesse processo, apresenta modelos bem-sucedidos e traz propostas concretas de atuação dentro da realidade brasileira, com a composição, funcionamento, metas e mensuração de resultados.

Para nortear os educadores, os gestores e a comunidade escolar no momento de colocar em prática o conteúdo tratado, são apresentadas diversas ferramentas nesse sentido, com quadros avaliativos, orientações específicas e aprofundadas sobre pontos centrais das ações dos grupos de ação, representando um instrumental robusto para atuar de maneira eficaz no escopo pretendido, respeitando as características singulares e contextuais da escola e das famílias. O conteúdo do guia também estará disponível em um novo curso da Certificação Avançada para Gestores Educacionais da Alfabetização, da Enap, sob o nome “Projetos de literacia familiar no espaço escolar” e na Biblioteca da Alfabetização: https://alfabetizacao.mec.gov.br/biblioteca-virtual-da-alfabetizacao.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC