Portal do Governo Brasileiro

MEC realiza capacitação para alfabetizadores da educação básica em Portugal

A ação faz parte do Programa Tempo de Aprender e é realizada em parceria com instituições portuguesas de ensino

 

Imagem divulgação evento MEC

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), realiza em Portugal capacitação intensiva para professores da educação básica brasileira, com foco no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores, no âmbito do Programa Tempo de Aprender.

O curso, que será realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2022,

conta com a participação de 100 professores brasileiros, selecionados a partir de processo seletivo realizado pelo MEC. Serão seis semanas de capacitação, com carga horária de 240 horas.

Os professores participarão de aulas teóricas na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e realizarão atividades práticas e visitas a escolas portuguesas acompanhados por equipes do Instituto Politécnico do Porto.

No dia 7 de novembro, foi realizada uma cerimônia de abertura da ação, que contou com a presença do secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, do diretor de Formação de Professores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza, e de demais representantes brasileiros e portugueses.

Durante o evento de abertura, foi realizado o lançamento da edição, em português europeu, do livro “Ensino da Leitura e Escrita Baseado em Evidências”, lançado no Brasil há cerca de dois anos.

Para o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, a medida serve para, além de discutir e conhecer novas práticas de alfabetização baseadas na ciência, expandir a formação de docentes que trabalham com a temática.

“Com muita alegria, recepcionamos os professores brasileiros que participarão da formação presencial Alfabetização Baseada na Ciência. Esperamos que esses docentes levem para a sala de aula os achados mais recentes das ciências cognitivas, a fim de promover práticas de alfabetização eficazes”, afirmou Nadalim.

A ação faz parte do Projeto Alfabetização Baseada na Ciência, da Política Nacional de Alfabetização. O curso é voltado para professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Alfabetização do MEC, estabelecida através de acordo internacional entre a Capes, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto (IPP), e a Universidade Aberta de Portugal (UAB).

O Projeto ABC, uma parceria entre o governo brasileiro e o governo de Portugal, oferece, ainda, um curso on-line que pode ser acessado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, a Plataforma Avamec. A capacitação, produzida pela Universidade Aberta de Portugal, oferece a publicação dos Manuais ABC e ABC na Prática, disponíveis gratuitamente no site do MEC. O curso é gratuito e conta com certificado oficial emitido diretamente pela plataforma.

Programa Tempo de Aprender

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

 

Assessoria de Comunicação do MEC