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Abertura do prazo para preenchimento do Plano de Atendimento do Sistema de Gestão dos Programas de Alfabetização (SisAlfa)

Crianças na Escola

O Programa contempla cerca de 5.115 entes aderentes e ainda pode receber novas adesões

Começou na última quinta-feira (4), o prazo para preenchimento do Plano de Atendimento da Escola no Sistema de Gestão dos Programas da Alfabetização – SisAlfa (https://sisalfa.mec.gov.br/), ferramenta pela qual será possível solicitar recursos via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para atuação de assistentes de alfabetização e a cobertura de outras despesas de custeio no âmbito do Programa de Alfabetização da Secretaria de Alfabetização.

Pelo SisAlfa é possível que os diretores escolares preencham o Plano de Atendimento da Escola. É importante que diretores e professores estejam alinhados quanto às necessidades pedagógicas para solicitação de assistentes de alfabetização, impressão de materiais pedagógicos voltados à alfabetização, tais como cadernos de avaliações diagnósticas e formativas, kit de letras, kit de números, jogos educativos de preparação para alfabetização, cartões de imagens, entre outros.

A Resolução nº 23/2021, que alterou a Resolução CD/FNDE nº 6, de 20 de abril de 2021, dispõe sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de prever recursos para atuação de assistentes de alfabetização e outras despesas de custeio para o 1º e 2º ano do ensino fundamental no âmbito do Programa de Alfabetização da Secretaria de Alfabetização, agora também beneficia a pré-escola e turmas multisseriadas.

O objetivo do Programa é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país, e atualmente conta com 5.115 entes aderentes. A adesão ao programa está aberta para todas as secretarias. Entre as informações que precisam ser disponibilizadas no processo de adesão no SisAlfa (https://sisalfa.mec.gov.br/) estão a indicação da equipe de coordenação local do programa, assim como a designação dos diretores escolares da rede de ensino.

 

Assessoria de comunicação social do MEC com informações da Sealf