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MEC lança ferramenta de avaliações formativas

Presidente do Inep, Danilo Dupas, participou da cerimônia de lançamento, nesta quinta (7). Iniciativa é direcionada aos estudantes do ensino fundamental

 

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O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta quinta-feira, 7 de setembro, a cerimônia de lançamento das Avaliações Diagnósticas e Formativas. A ferramenta é direcionada aos estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e possibilitará a realização de um diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem, para fins de personalização do ensino. O evento aconteceu em Brasília, no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, participou da abertura do evento e explicou que a iniciativa do MEC se relaciona com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas que não o substitui. Para Dupas, apesar de as avaliações apresentarem formatos distintos, são complementares, tendo em vista que ambas fornecerão informações sobre diferentes aspectos relevantes para a garantia do direito à educação.

Dupas também lembrou que o Inep é MEC e que, com o apoio que tem recebido do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em pouco tempo, o Instituto tem avançado em várias frentes. “Essa nova ação é mais um exemplo de como juntos podemos dar mais racionalidade às avaliações da educação básica do Brasil”, pontuou.

Para o secretário executivo do MEC, Victor Godoy, o lançamento da avaliação é um marco para a educação básica. “Hoje é um grande dia para a educação brasileira. Entregamos essa ferramenta para toda a sociedade brasileira, que envolverá mais de 100 mil escolas. Nesse primeiro ano, ofertaremos para os anos iniciais e, no ano que vem, incluiremos os anos finais do ensino fundamental”, afirmou.

As avaliações serão disponibilizadas tanto para a rede pública quanto para a particular, caso haja interesse, por meio de uma plataforma própria que foi desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Configurando um método diferenciado dos aplicados atualmente, as avaliações formativas não exigem que os estudantes reproduzam o conteúdo estudado em sala de aula, mas sim que demonstrem o seu desenvolvimento pessoal. Os resultados também contribuirão para os programas do MEC Tempo de Aprender e Brasil na Escola.

Também participaram da mesa de abertura do evento o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim; o reitor da UFJF, Marcos Vinícius David; e a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Estiveram presentes, ainda, o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo; e o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Costa Lima, que participaram do evento virtualmente.

 

Acesse a plataforma da Avaliação Diagnóstica Formativa

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep com informações do MEC