Portal do Governo Brasileiro

Pais relatam a relevância do GraphoGame na aprendizagem da leitura

Comemora-se, nesta quarta-feira (11), o Dia do Estudante. A data simboliza a conquista de um direito básico dos cidadãos e teve origem ainda em 1827, quando Dom Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior no país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. A relação do Dia do Estudante com a criação desses cursos se dá pela importância das Ciências Jurídicas na história da educação brasileira. Cem anos depois, em 1927, foi oficializada a celebração do Dia do Estudante.

Sabendo a importância da educação para o Brasil é que o Ministério da Educação (MEC) trabalha continuamente em busca de melhorias para o setor. Investir e consolidar o alicerce da educação no Brasil é uma das prioridades do Governo Federal. Para tanto, foi criada a Secretaria de Alfabetização (Sealf), em 2019, com o objetivo de planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos.

São diversas as ações e os programas instituídos pela Sealf, como o programa Tempo de Aprender, que buscam contemplar os fatores fundamentais para alcançar a efetiva aprendizagem da leitura e da escrita. Foi lançado, no âmbito do Programa, o GraphoGame, um aplicativo que auxilia crianças a aprenderem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras.

Anderson Resende é pai de Luiz Guilherme Gomes, de 3 anos, e nos contou sobre a importância do aplicativo no processo de desenvolvimento de seu filho. "Ele já conhecia as letras, mas não formava as sílabas nem as palavras. Hoje, com o auxílio do GraphoGame, ele já consegue formar palavras. O aplicativo ajudou bastante no aprendizado dele", afirmou.

Anderson explicou que conheceu o GraphoGame quando procurava por um aplicativo educativo, para que quando Luiz Guilherme tivesse contato com eletrônicos, fosse com alguma ferramenta que o ajudasse a aprender brincando. "Hoje, ele já encontra o aplicativo sozinho. A cada fase que ele consegue passar é uma felicidade sem tamanho. Ele realmente se diverte muito ao mesmo tempo em que aprende", contou o pai de Luiz Guilherme.

A mãe de Luiz Guilherme, Juliana dos Santos Gomes, afirma que seu filho a surpreende a cada dia com grandes saltos de desenvolvimento. "Com 2 anos e 8 meses, ele já sabia o alfabeto em português e em inglês. Com o diagnóstico dele de autismo, eu acreditava que ele teria dificuldade com o aprendizado, mas hoje ele tem hiperfoco em letras, números, formas e cores, e o GraphoGame o auxilia muito no desenvolvimento da fala e compreensão das palavras", contou Juliana.

Além do GraphoGame, são algumas das entregas da Sealf à população brasileira:

A Política Nacional de Alfabetização (PNA);
O programa Tempo de Aprender;
O curso on-line Práticas de Alfabetização;
O curso on-line Práticas de Produção de Texto;
O curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC);
O Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora); e
O programa Conta pra Mim.

Acesse a página da Sealf e confira todos os materiais disponíveis.

Assessoria de Comunicação Social do MEC