Portal do Governo Brasileiro

MEC lançou Sistema On-line de Recursos para Alfabetização nesta quarta-feira (30)

ef92fed2 59e0 445e bb7c 626488fc6782O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na tarde desta quarta-feira (30), um evento de lançamento de dois importantes recursos para a alfabetização brasileira: o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização (Sora) e a Formação para Gestores Educacionais da Alfabetização. Os dois lançamentos integram os eixos 1 e 2 do programa Tempo de Aprender, que preveem apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização, e a formação continuada de profissionais da alfabetização, respectivamente.

Participaram do evento o secretário de alfabetização, Carlos Nadalim; o diretor de políticas de alfabetização, Fábio Gomes; o coordenador-geral de articulação de redes educacionais, Maurício Prado; e a coordenadora-geral de programas de alfabetização, Talita Lemes.

Carlos Nadalim explanou, durante a abertura do evento, que a alfabetização precisa e está sendo tratada como uma prioridade do país: "A Secretaria de Alfabetização sempre destacou que não há uma bala de prata para resolvermos o problema da alfabetização no país. Nós precisamos melhorar os recursos pedagógicos, a formação de nossos professores, o sistema de monitoramento da educação e a formação de nossos gestores".

O Sora foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a pedido da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC. O sistema foi pensado como uma ação que visa fornecer aos professores alfabetizadores uma ferramenta tecnológica para elaboração de planos de aula e para repositório de estratégias, atividades, avaliações e recursos pedagógicos.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, em um pronunciamento em vídeo que deu abertura ao evento, que o Sora representa a democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para os professores da alfabetização. "O Sora consiste em um sistema on-line para gerir planos de aula articulados, reunindo dezenas de atividades educativas e recursos pedagógicos adicionais. Disponibiliza, também, um banco de itens de avaliação formativa, alinhados ao Saeb e ao Pirls, para potencializar a aprendizagem dos alunos", disse Ribeiro.

A Formação Prática para Gestores Educacionais da Alfabetização foi elaborada em parceria com a Escola de Administração Pública (Enap) e é destinada a diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. Dividida em seis módulos, a formação explana desde a gestão organizacional, de pessoas, de recursos escolares, da informação, até a gestão pedagógica e alfabetização.

“A gestão educacional tem impacto no desempenho acadêmico de alunos que estão no ciclo de alfabetização. E essa ação, fruto de uma parceria entre o MEC e a Enap, disponibiliza um curso muito prático voltado aos gestores educacionais”, afirmou o secretário de alfabetização do MEC.

Assessoria de Comunicação Social do MEC