Portal do Governo Brasileiro

SORA

Como acesso o Sistema On-line de Recursos para Alfabetização - SORA?

O Sistema On-line de Recursos para Alfabetização - SORA contém estratégias e recursos adicionais para as aulas que podem ser baixadas por meio do link logo abaixo dos vídeos em "Recursos adicionais do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização — Sora".

Como acesso as atividades do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização - SORA?

As estratégias e recursos adicionais para as aulas podem ser baixadas por meio do link logo abaixo dos vídeos em "Recursos adicionais do Sistema On-line de Recursos para Alfabetização — Sora".

Como acompanhar o fluxo de acesso e cadastrado dos professores da minha rede de ensino?

As informações de acesso e cadastro de professores estão disponíveis no SORA na área de Gestão da Escola.

Não sou professora, como faço para inscrever no SORA?

O Sistema On-line de Recursos para Alfabetização - Sora está disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores.

Fui cadastrada no SORA pela Secretaria Municipal quais os próximos passos?

O SORA é composto de módulos de suporte à atuação docente e de recursos e materiais estruturados para a utilização em sala de aula. Após o cadastro será possível ter acesso aos módulos de suporte à construção de planos de aula e ao módulo de acompanhamento e avaliação, trata-se de uma ferramenta poderosa, criada para ajudar o professor a realizar suas atividades em sala de aula automatizando o processo de elaboração de planos de aula e promovendo mais facilidade e agilidade as rotinas de trabalho. Os próximos passos imediatos são cadastrar as turmas dentro do SORA e gerar os respectivos planos de aula.

A utilização do Sora é obrigatório para os professores?

O SORA é uma ferramenta complementar ao Curso de Práticas de Alfabetização, criada para ajudar o professor a realizar suas atividades em sala de aula automatizando o processo de elaboração de planos de aula e promovendo mais facilidade e agilidade as rotinas de trabalho.

Não consegui encontrar o link de acesso do SORA.

O link de acesso ao SORA (https://sora.mec.gov.br/#/login) está disponível no Portal Tempo de Aprender: https://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender

Qual a quantidade de pessoas que pode cadastrar no Sora?

Não há limitação, qualquer cidadão interessado, especialmente professores e gestores escolares podem se cadastrar no SORA.

Gostaria de saber se as inscrições são limitadas ao número de professores das turmas contempladas pelo programa. E como fazer pra cancelar inscrição caso seja dessa forma.

"Não existe limitação de inscrições, a inscrição no SORA é aberta a todos professores e gestores de escolares. O SORA é uma ferramenta complementar ao Curso de Práticas de Alfabetização, foi criada para ajudar o professor a realizar suas atividades em sala de aula automatizando o processo de elaboração de planos de aula, promovendo mais facilidade e agilidade às rotinas de trabalho. "

Tem um tutorial de como se cadastrar no SORA?

Sim, assista ao vídeo tutorial do SORA disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender.

Posso criar no SORA duas turmas no mesmo período?

O sistema não permite que o mesmo professor tenha duas turmas no mesmo horário.