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No curso on-line Práticas de Alfabetização, são apresentadas estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas destinadas ao 1º e 2º ano do ensino fundamental baseadas em evidências científicas e, com caráter prático, voltadas à sala de aula.

Os conteúdos mais elementares são úteis para crianças do último ano da pré-escola que, apesar de não estarem sendo alfabetizadas, podem desenvolver habilidades importantes que facilitarão o futuro processo de alfabetização. Além disso, todos os conteúdos podem servir como reforço para crianças de idades mais avançadas, especialmente aquelas do 3° ano do ensino fundamental.

Todos os recursos do Práticas de Alfabetização podem ser baixados e utilizados pelos professores e por toda a comunidade escolar.

 

Acesse aqui os vídeos de pronúncia dos fonemas

 

 

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O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência é fruto de uma parceria internacional com renomadas instituições portuguesas. No Brasil, participam o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com apoio da Universidade Aberta de Portugal (Uab), o curso foi desenvolvido para autoinstrução e possui carga horária de 180 horas. São disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.

Os conteúdos integram conhecimentos teóricos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura e da escrita. O componente teórico, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é composto por 23 capítulos.

O componente prático do curso foi desenvolvido pela equipe do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto. Trata-se, por um lado, dos programas de intervenção para crianças falantes do português, com atividades para alunos de 5 e 6 anos de idade, sequencialmente estruturadas e adaptadas ao português do Brasil; e, por outro lado, do teste de avaliação de competências leitoras.

O curso é gratuito e disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores.

Clique aqui para acessar o curso ABC

 

ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura (Arquivo disponível com materiais de apoio para a execução das atividades).

 

Curso Práticas de Alfabetização

O curso on-line Práticas de Alfabetização destina-se principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil interessada.

São apresentadas estratégias de ensino e atividades destinadas ao 1º e 2º ano do ensino fundamental baseadas em evidências científicas e com caráter prático, voltadas à sala de aula.

Os conteúdos mais elementares são úteis para crianças do último ano da pré-escola que, apesar de não estarem sendo alfabetizadas, podem desenvolver habilidades importantes que facilitarão o futuro processo de alfabetização. Além disso, todos os conteúdos podem servir como reforço para crianças de idades mais avançadas, especialmente aquelas do 3º ano do ensino fundamental.

O curso tem carga horária de 30 horas. A inscrição é livre para todos os interessados, não dependendo da adesão do ente federativo ao programa Tempo de Aprender.

Clique aqui para acessar o curso Práticas em Alfabetização

Curso Práticas de Produção de Texto

O curso on-line Práticas de Produção de Texto é uma reedição do curso Ativando a Linguagem: Português Através de Módulos, do professor Eurico Back. Originalmente elaborado em modalidade a distância para docentes de 1a a 4a série do 1º grau do estado do Paraná, o curso alcançou considerável sucesso nas escolas. A proposta, então, foi atualizada para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e integra, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa Tempo de Aprender.

Nas atividades envolvidas, adota-se o princípio da dificuldade mínima e crescente, a fim de que a produção escrita alcance o mesmo automatismo da fala. Por meio de frases contextualizadas, aprende-se, de forma natural, a utilizar sinais de pontuação, conjugar verbos, empregar corretamente a concordância, a regência, as conjunções e as locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação de textos.

O curso é gratuito e disponível on-line para qualquer cidadão interessado, especialmente professores. Pode ser feito a qualquer tempo, e não há prazo para ser finalizado.

Clique aqui para acessar o curso de Práticas de Produção de Texto

 

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