Portal do Governo Brasileiro

Próximos passos após adesão (Gestores escolares)

Próximos Passos para Gestores Escolares Após Adesão

1 - Planejar, com o corpo docente, as necessidades em termos de assistentes voluntários de alfabetização e aquisição de materiais pedagógicos para uso em sala de aula.

2 - Preencher o Plano de Atendimento no SisAlfa.

3 - Planejar o processo de seleção dos assistentes voluntários, com auxílio do Coordenador Local e EEx. A orientação é que o processo seletivo seja publicado apenas quando o recurso estiver creditado na conta da escola.

4 - Estimular a utilização do GraphoGame na escola.

6 - Concluir, com certificado, o curso Práticas de Gestão Escolar.

7 - Estimular práticas de literacia familiar. A Secretaria de Alfabetização recomenda utilizar os materiais do programa Contra pra Mim, disponíveis em: alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

8 - Regularizar quaisquer pendências da UEx com o FNDE. O cadastramento ou a atualização de cadastro devem ser feitos por meio do PDDEWeb. O prazo final para atualizar o cadastro é o último dia útil de outubro de cada ano, de acordo com a Resolução CD/FNDE no 6, de 27 de fevereiro de 2018.

9 - Ficar atento ao disposto no manual de boas práticas do programa. Em breve, o gestor terá o próprio painel de controle, para acompanhar o progresso dessas ações na escola.