Portal do Governo Brasileiro

Próximos passos após adesão (Professores)

Próximos Passos para Professores Após Adesão

1 - Concluir, com certificado, o curso Práticas de Alfabetização. Professores alfabetizadores e interessados em participar do PDDE Alfabetização como assistentes de alfabetização devem obter, como requisito, a certificação no curso on-line Práticas de Alfabetização. O curso é livre para todos e não depende da adesão da secretaria de educação ao programa Tempo de Aprender. O curso proporcionará a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliarão a desenvolver, com êxito, o processo de alfabetização.

2 - Utilizar o GraphoGame Brasil, ferramenta de sucesso na preparação para a alfabetização e no processo de alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade. O GraphoGame funciona melhor quando um adulto interage com a criança, ou quando integrado a atividades de literacia, como as indicadas nos cursos do programa Tempo de Aprender.

3 - Estar atento às implementações do Sistema On-line de Recursos para a Alfabetização (Sora) e utilizá-lo para dar mais agilidade e eficiência à elaboração dos plano de aula.

4 - Planejar-se quanto à chegada dos Assistentes de Alfabetização. Caberá a você, professor regente, participar da indicação de quais os critérios devem ser considerados na seleção, bem como quais atividades o Assistente desempenhará em sua sala de aula, especialmente quanto à atenção individualizada.

5 - Ficar atento ao disposto no manual de boas práticas do programa. Em breve, cada professor terá o próprio painel de controle, para acompanhar o progresso de seus alunos.