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Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) faz parte de um conjunto de ações voltadas à disponibilização de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, constituindo-se em um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas Escolas beneficiadas.

Por meio desta ação do programa Tempo de Aprender, as crianças da Educação Infantil irão receber os livros e materiais didáticos pela primeira vez na história! Isso significa que as crianças de 0 a 5 anos, vão ingressar no período de Alfabetização muito mais preparados.

Além disso, a partir desta ação do programa, houve um salto de qualidade no texto do Edital do PNLD 2023 – Anos Iniciais, o que trouxe maior segurança, assertividade e efetividade ao certame.

 

Resumo dos avanços do PNLD 2022

Primeiro edital específico para a educação infantil;

Livros didáticos impressos para os estudantes pré-escola;

Material digital para gestores escolares da educação infantil;

Obra pedagógica destinada aos professores da pré-escola;

Especificação de uso para obras literárias;

Incremento do projeto gráfico-editorial;

Aprimoramento dos critérios de avaliação pedagógica; e

Participação das escolas conveniadas.

 

Resumo dos avanços do PNLD 2023

 

Língua Portuguesa como área independente e detalhamento inédito para Português e Matemática em termos de práticas de alfabetização baseadas em evidências científicas;

Material digital para professor e aluno;

Materiais estruturados, contemplando, ainda, a progressão da aprendizagem;

Harmonização entre a BNCC e a PNA, porém com enfoque técnico-científico na alfabetização;

Critérios concisos e objetivos;

Lista de todos os normativos a serem observados, o que evita repetições desnecessárias;

O material do professor é bem estruturado com proposta de itinerários claros e sugestões de atividades de salas de aula distribuídas ao longo do ano letivo, além de avaliações diagnósticas e formativas feitas pelo professor;

Destaque para figura do professor como figura central do processo de alfabetização, pois este não pode ser entendido como um processo natural e demanda intencionalidade e ensino explícito;

Adequação do material didático aos padrões internacionais de avaliação (PIRLS, TIMSS);

Projeto gráfico-editorial de alta qualidade;

Anexo III-A: consolidação das aprendizagens anteriores e possibilidades de correção das defasagens de ensino;

Livros de práticas e acompanhamento da aprendizagem para todas as disciplinas; e

Livro do Gestor com sugestões de estratégias e ferramentas de avaliação e gestão

 

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