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Ministro de Estado da Educação
VICTOR GODOY VEIGA

Secretário-Executivo
JOSÉ DE CASTRO BARRETO JÚNIOR

Secretário de Alfabetização
CARLOS FRANCISCO DE PAULA NADALIM

Diretor de Políticas de Alfabetização

MAURICIO ALMEIDA PRADO

Direção-Executiva e Concepção do Projeto
FÁBIO DE BARROS CORREIA GOMES FILHO
WILIAM FERREIRA DA CUNHA

Planejamento, Desenvolvimento e Execução do Projeto
FÁBIO DE BARROS CORREIA GOMES FILHO
WILIAM FERREIRA DA CUNHA
CARLOS FRANCISCO DE PAULA NADALIM
ISABEL CRISTINA SILVA CHAGAS
MAURÍCIO ALMEIDA PRADO
MARIA EDUARDA MANSO MOSTAÇO
VICTOR DE CARVALHO SILVEIRA
STELA FONTES FERREIRA DA CUNHA

Secretaria de Alfabetização
CLÁUDIA DA SILVA
DAMIÃO FÉLIX DA SILVA
DANIEL DO NASCIMENTO ASSIS FILHO
DANIEL PRADO MACHADO
EDUARDO FEDERIZZI SALLENAVE
FRANCISCA NEGREIROS SILVA
HANNA NOGUEIRA DE PAIVA ELLER CRUZ
IVONE COSTA DE OLIVEIRA
LORENA CUMPERTINO DE PAULA
LUIZ CLÁUDIO LIMA COSTA
MARIANA ALMEIDA DE FARIA
MARIA EDUARDA MANSO MOSTAÇO
MAURÍCIO ALMEIDA PRADO
PAULA JOANA BAREIRO TAVARES
PAULO SÉRGIO PARRO
RENATA SILVA DE ALMEIDA DOS SANTOS
ROSIMERE GOMES ROCHA
STELA FONTES FERRERIA DA CUNHA
TALITA LIMA LEMES
VERÔNICA CARDOZO PESSOA DE CARVALHO
WILIAM FERREIRA DA CUNHA


Sistema On-line de Recursos para Alfabetização
Secretaria de Alfabetização — Sealf
Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás — Labtime/UFG

Elaboração e Produção do Curso de formação continuada em práticas de alfabetização
FÁBIO DE BARROS CORREIA GOMES FILHO
WILIAM FERREIRA DA CUNHA
CARLOS FRANCISCO DE PAULA NADALIM
ANA CAROLINA MANFRINATO
FELIPE SALOMÃO CARDOSO
MARIA EDUARDA MANSO MOSTAÇO
ROBSON FURLAN RICARDO

Desenvolvimento dos Vídeos
GABRIELA DEGANUTTI DE BARROS (direção-geral)
GIANCARLO TAVARES DE LABÃO STRIULI (edição)
PAULO LOUREDO (direção de fotografia)

Validação Científica do Curso de formação continuada em práticas de alfabetização
ROCHELE PAZ FONSECA (Coordenadora)
HOSANA ALVES GONÇALVES (Vice-Coordenadora)
ALESSANDRA GOTUZO SEABRA (validação externa)
ANA LUIZA PEREIRA GOMES PINTO NAVAS (validação externa)
AUGUSTO BUCHWEITZ (validação externa)
CLARICE LEHNEN WOLFF
KATE FABIANI RIGO
MARCIA DE LIMA ATHAYDE
NICOLLE ZIMERMANN
RUDINÉIA TOAZZA
RODRIGO FLORES SARTORI
ANA BASSÔA DE MORAES
ANA CAROLINA ROST DE BORBA GALIMBERTI RODRIGUES
ANA KARINA PAZ PEREIRA
ANDRÉ LUIZ WESCHENFELDER
ANDRESSA APARECIDA GARCES GAMARRA SALEM
BRUNA EVARISTO SCHEFFER
JOSÉ ADEMAR ARNOLD
MÁRCIA SANTOS SARTORI
MILENE HENRIQUES
ROSANGELA MAROSTEGA
SILVANA BRESCOVICI
SONIA MARIA PALLAORO MOOJEN

Intercâmbio de Professores Alfabetizadores
Sealf
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Capes

Avaliação de Impacto
Sealf
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora — Caed/UFJF

Reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica — Saeb
Sealf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira — Inep

Reformulação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático — PNLD
Sealf
Secretaria de Educação Básica — SEB
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — FNDE

Curso de Formação de Gestores Educacionais
Sealf
Escola Nacional de Administração Pública — Enap

tempo de aprender

Os indicadores decorrentes das avaliações educacionais demonstram a necessidade de aperfeiçoar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita, a fim de aumentar as chances de sucesso escolar dos alunos brasileiros.

A Política Nacional de Alfabetização — PNA orienta o MEC na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade da alfabetização. São dois os principais parâmetros dessa política: as experiências exitosas e as evidências científicas. Seguindo o primeiro parâmetro, a Sealf trabalhou para a adesão do Brasil ao Progress in International Reading Literacy Study — Pirls, o principal estudo internacional de literacia de leitura para alunos do quarto ano do ensino fundamental. Trata-se de ferramenta utilizada com sucesso por outros países para corrigir a rota de suas políticas públicas educacionais. Em relação ao segundo, a secretaria lançou a primeira Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências — Conabe, que reuniu importantes pesquisadores em alfabetização do Brasil e do mundo para discutir o estado da arte da alfabetização.

Além dos debates com acadêmicos e atores internacionais da educação, a Sealf promoveu inúmeras discussões e reuniões com secretários municipais e estaduais, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, membros do terceiro setor e da sociedade civil, com a finalidade de obter clareza acerca das origens do problema da má qualidade da alfabetização no Brasil.

É nesse contexto que nasce o programa Tempo de Aprender, que tem como público-alvo prioritário as redes públicas de ensino responsáveis pela pré-escola e pelo 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Eixos e ações do programa

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas nos eixos que se seguem. Clique abaixo para conhecer cada uma.

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização

1.1 Formação prática para professores alfabetizadores

1.2 Formação prática para gestores educacionais da alfabetização

1.3 Intercâmbio de professores alfabetizadores

Eixo 2: Apoio pedagógico para a alfabetização

2.1 Sistema On-line de Recursos para Alfabetização — Sora

2.2 Apoio financeiro para assistentes de alfabetização e custeio para escolas

2.3 Reformulação do PNLD para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização

3.1 Estudo Nacional de Fluência

3.2 Aperfeiçoamento das provas do Saeb voltadas à alfabetização

3.3 Avaliação de impacto das ações do programa

Eixo 4: Valorização dos profissionais de alfabetização

4.1 Prêmio por desempenho para professores, diretores e coordenadores pedagógicos

 

Secretário de Educação, clique aqui para realizar a adesão.

Professor, clique aqui para acessar a versão on-line do curso de formação para professores alfabetizadores.

 

Parceiros institucionais

O Tempo de Aprender é um programa construído com muito diálogo. O MEC travou intensos debates com acadêmicos, atores internacionais da educação, secretários municipais e estaduais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, membros do terceiro setor e da sociedade civil.

Além disso, é um programa construído a muitas mãos. O Ministério da Educação agradece a todos os parceiros institucionais envolvidos neste projeto.

ufjf

ufg

fnde

capes

inep

enap

uporto

pporto

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