Apresentação

tempo de aprender

Os indicadores decorrentes das avaliações educacionais demonstram a necessidade de aperfeiçoar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita, a fim de aumentar as chances de sucesso escolar dos alunos brasileiros.

A Política Nacional de Alfabetização — PNA orienta o MEC na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade da alfabetização. São dois os principais parâmetros dessa política: as experiências exitosas e as evidências científicas. Seguindo o primeiro parâmetro, a Sealf trabalhou para a adesão do Brasil ao Progress in International Reading Literacy Study — Pirls, o principal estudo internacional de literacia de leitura para alunos do quarto ano do ensino fundamental. Trata-se de ferramenta utilizada com sucesso por outros países para corrigir a rota de suas políticas públicas educacionais. Em relação ao segundo, a secretaria lançou a primeira Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências — Conabe, que reuniu importantes pesquisadores em alfabetização do Brasil e do mundo para discutir o estado da arte da alfabetização.

Além dos debates com acadêmicos e atores internacionais da educação, a Sealf promoveu inúmeras discussões e reuniões com secretários municipais e estaduais, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, membros do terceiro setor e da sociedade civil, com a finalidade de obter clareza acerca das origens do problema da má qualidade da alfabetização no Brasil.

É nesse contexto que nasce o programa Tempo de Aprender, que tem como público-alvo prioritário as redes públicas de ensino responsáveis pela pré-escola e pelo 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Eixos e ações do programa

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas nos eixos que se seguem. Clique abaixo para conhecer cada uma.

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização

1.1 Formação prática para professores alfabetizadores

1.2 Formação prática para gestores educacionais da alfabetização

1.3 Intercâmbio de professores alfabetizadores

Eixo 2: Apoio pedagógico para a alfabetização

2.1 Sistema On-line de Recursos para Alfabetização — Sora

2.2 Apoio financeiro para assistentes de alfabetização e custeio para escolas

2.3 Reformulação do PNLD para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização

3.1 Estudo Nacional de Fluência

3.2 Aperfeiçoamento das provas do Saeb voltadas à alfabetização

3.3 Avaliação de impacto das ações do programa

Eixo 4: Valorização dos profissionais de alfabetização

4.1 Prêmio por desempenho para professores, diretores e coordenadores pedagógicos

 

Secretário de Educação, clique aqui para realizar a adesão.

Professor, clique aqui para acessar a versão on-line do curso de formação para professores alfabetizadores.

 

Parceiros institucionais

O Tempo de Aprender é um programa construído com muito diálogo. O MEC travou intensos debates com acadêmicos, atores internacionais da educação, secretários municipais e estaduais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, membros do terceiro setor e da sociedade civil.

Além disso, é um programa construído a muitas mãos. O Ministério da Educação agradece a todos os parceiros institucionais envolvidos neste projeto.

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enap

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pporto