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Os indicadores decorrentes das avaliações educacionais demonstram a necessidade de aperfeiçoar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita, a fim de aumentar as chances de sucesso escolar dos alunos brasileiros.

A Política Nacional de Alfabetização — PNA orienta o MEC na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade da alfabetização. São dois os principais parâmetros dessa política: as experiências exitosas e as evidências científicas. Seguindo o primeiro parâmetro, a Sealf trabalhou para a adesão do Brasil ao Progress in International Reading Literacy Study — Pirls, o principal estudo internacional de literacia de leitura para alunos do quarto ano do ensino fundamental. Trata-se de ferramenta utilizada com sucesso por outros países para corrigir a rota de suas políticas públicas educacionais. Em relação ao segundo, a secretaria lançou a primeira Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências — Conabe, que reuniu importantes pesquisadores em alfabetização do Brasil e do mundo para discutir o estado da arte da alfabetização.

Além dos debates com acadêmicos e atores internacionais da educação, a Sealf promoveu inúmeras discussões e reuniões com secretários municipais e estaduais, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, membros do terceiro setor e da sociedade civil, com a finalidade de obter clareza acerca das origens do problema da má qualidade da alfabetização no Brasil.

É nesse contexto que nasce o programa Tempo de Aprender, que tem como público-alvo prioritário as redes públicas de ensino responsáveis pela pré-escola e pelo 1º e 2º ano do ensino fundamental.