MEC lança o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe)

Objetivo é melhorar a qualidade de políticas públicas de leitura, escrita e matemática no Brasil

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou, no dia 14 de abril, o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe), que consolida experiências exitosas de alfabetização desenvolvidas em diversos países.


O Renabe é fruto da I Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), organizada pela Secretaria de Alfabetização (Sealf). A Conferência reuniu em Brasília, em outubro de 2019, renomados especialistas nacionais e estrangeiros, como parte das ações de implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA).


O principal objetivo do Renabe é sintetizar o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia, visando melhorar a qualidade das políticas públicas e as práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil. As evidências apresentadas no relatório constituem uma base técnica sólida que orienta as decisões no âmbito da Secretaria de Alfabetização do MEC. O documento poderá auxiliar, ainda, os gestores e os entes federados na elaboração de políticas educacionais para os primeiros anos escolares.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf